15 junho 2008

Evolução (Assim Tropeça A Humanidade)
































































Há alguns anos, de férias na casa de uma amiga,Felipe,o filho dela,que na época tinha 6 aninhos (hoje é um belo adolescente) deu-me uma grande e inesquecível lição de vida.

Ele me convidou a assistir fitas do Pokémon,e assim passamos uma tarde,comendo pipocas,assistindo as aventuras do simpático amarelinho e tomando Coca-Cola.Foi ótimo.

No final da sessão, ele me disse,como se fosse a moral da estória:

-Viu,Tia Lícia? Só os Pokémons evoluem!

-Olha,Lipe,desculpe,mas não é bem assim.Todos os seres evoluem. A Humanidade evolui.

Muito sério,ele insistiu:

-Não,Tia Lícia. Só os Pokémons evoluem.

-Tá bem,Lipe.

E pronto. Os dias se passaram,e retornei a Brasília. Tudo bem.

Retomei a rotina,e ao ver e ouvir certas coisas,uma tarde liguei,e Felipe atendeu:

-Oi,Lipe.Tudo bem?

-Oi,Tia Lícia. Tudo bem, e você?

-Tudo beleza,obrigada.

-Peraí que eu vou chamar a mamãe.

-Não,Lipe. Eu liguei pra te pedir desculpas.

-Desculpas? Você não me fez nada,e vai pedir desculpas por quê?

-Porque eu errei,sim,Lipe. Lembra daquele dia em que assistimos todas as suas fitas do Pokémon e você disse que só os Pokémons evoluem, e eu não concordei?

-Lembro sim,Tia Lícia.

-Pois é,Lipe,quero te pedir desculpas por ter discordado,pois aconteceram muitas coisas que me fizeram pensar,e concluí que na verdade você tem toda razão: só os Pokémons evoluem!

Rimos muito com isso,e agradeço a esse sábio garotinho por essa lição essencial. Vlw,Lipão!

Alguns anos mais tarde,Luísa,minha sobrinha,com três anos (hoje é uma bela pré-adolescente) me disse,enquanto assistíamos a mais uma aventura do bichinho:

-O Pokémon evolói.

-Não,Luísa. O Pokémon evolUi.

-EvolÓi,Tatinha!

-Tá bem,meu anjo.É assim:o Pokémon evolUi,e a Humanidade evolÓi.

Ela riu, e eu também.Em caso de dúvida,assista/ouça/leia os noticiários diariamente.

Nenhum comentário: